data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: reprodução
Um projeto de extensão do curso de graduação de Gestão de Cooperativas, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem levado a formação na área do cooperativismo para diversos municípios gaúchos. Chamado de +Coop, a capacitação já foi feita com 364 pessoas de 113 cidades. Agora, a primeira turma totalmente a distância e de fora do Estado teve início em agosto e atravessou fronteiras: os alunos são do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) Cerrado, de Goiás.
Aluno e egresso da UFSM são destaque em competição que simulou projeto espacial
Segundo um dos coordenadores do +Coop e professor do curso Jaime Peixoto Stecca, o projeto de extensão trabalha com cooperados e associados para construir uma formação conjunta entre a universidade e as cooperativas. No Rio Grande do Sul, as principais parcerias firmadas são com unidades do Sicredi - em Santa Rosa, Carlos Barbosa, Três de Maio, Santiago, Soledade, Frederico Westphalen e Pelotas -, além do sistema Cresol e da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal). Atualmente, 316 alunos estão matriculados no +Coop.
- O curso funciona a partir da realidade de cada cooperativa. E, daí, se opta apenas pela forma presencial ou presencial e online. A Sicredi Cerrado, por causa da pandemia, optou por começar totalmente online e ter o presencial só depois - explica Stecca.
VÍDEO: em parceria com a UFSM, alunos da Quarta Colônia têm aulas de educação patrimonial
OBJETIVO
O curso busca a formação dos cooperativados e a criação de cooperativas. Desta forma, os alunos da universidade que participam das aulas também aprendem nessa troca. São trabalhadas diversas áreas de conhecimento de gestão e de formas de cooperativismo. Além disso, o projeto abriu portas para parcerias que levaram a estágios, colocações no mercado de trabalho, artigos para apresentações e locais de estudos que geram dissertações e teses.
Ainda segundo Stecca, o curso tem atingido um grande público, muito pelo apoio que a universidade tem dado ao projeto. Além dele, os professores Gabriel Murad e Vitor Reisdorfer também coordenam as ações e são auxiliados por alunos da graduação e bolsistas de extensão. A turma em andamento, com alunos de Goiás, deve seguir de forma online até dezembro. No próximo ano, atividades presenciais serão realizadas na capital Goiânia.